terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Coisas que CURAM, Coisas que NÃO curam!

-NÃO PERCA SEU TEMPO E DINHEIRO TENTANDO SE LIVRAR DE DOENÇAS PELOS MEDICAMENTOS OU PROCESSOS ENUNCIADOS ABAIXO:

........................Nesta secção é bem apropriado citar as palavras de Benjamin Franklyn: " Quem não puder ser advertido, não poderá ser ajudado!"

ACUPUNTURA - Não cura problemas de coluna vertebral. A acupuntura é ótima para tirar a dor. Quando a dor é removida cria-se uma sensação de que a lesão está sendo curada, mas não está. E, com o passar do tempo, a dor torna-se resistente tornado totalmente ineficaz esse método de tratamento. A Acupuntura não serve para curar coisa alguma, nem foi desenvolvida com esse propósito. Ela faz parte da Tradicional Medicina Chinesa e serve como terapia de apoio. A Acupuntura encontra sua melhor expressão em doenças psíquico neurológicas. Mas é conveniente ir ao médico antes de iniciar qualquer tratamento com Acupuntura.

OBESIDADE - Só a HOMEOPATIA resolve de fato o problema! - quando resolve... porque ela interfere nos processos metabólicos que não estão funcionando muito bem.

GINGKO BILOBA - Não resolve os problemas dos acufenos, isto é zumbidos e outros sons percebidos subjetivamente nos ouvidos. Não cura labirintites. Não se presta a melhorar a memória. Não se pode abusar dessa planta porque tem sua toxicidade. Melhora um pouco os problemas de circuação sanguínea, mas muito discretamente e é só por enquanto.

JORNAIS, REVISTAS, TELEVISÃO... Não tem sido a melhor mídia para informar sobre tratametos naturais, há muito interesse mercadológico nelas. Há até mesmo muita propaganda enganosa. E muitas vezes, quando dizem a verdade não dizem toda a verdade.

ALOÉ VERA (Babosa) - é um fitoterápico excelente porém não vá muito na conversa de vendedores, eles não são lá muito honestos. Pouca gente conhece a verdadeira Aloé Vera. O que comumente se encontra é a falsa babosa. É comum encontrarmos a falsa em jardins de casas e essa é perigosa, muito tóxica, pode levar a sérios problemas de fígado. Quanto á verdadeira, ela é vendida em extratos líquidos e, entre os benefícios que a ela atribuem está o de ser laxativa. Essa porém não é uma virtude da planta, é um efeito colateral que pode danificar seus intestinos se sua ingestão for abusada. Entretanto, tanto a falsa quanto a verdadeira são ótimas em aplicações externas para o fortalecimento dos cabelos, são cicatrizantes e servem para tratamentos de beleza. Outra coisa: estão vendendo o extrato líquido da planta a preços absurdos. Há firmas que resolveram ganhar dinheiro naquele sistema de pirâmide e usam o extrato dessa planta como produto-isca. Não estão vendendo a planta de fato, estão ganhando dinheiro especulativamente. Pessoas que conheço se arruinaram tentando entrar nessa pirâmide, chegaram a largar empregos bons para ingressar nela... Cuidado!!!

CONFREI - É uma planta muito tóxica, pode levar a cirrose hepática e câncer de fígado. É um ótimo cicatrizante mas só pode ser usada externamente, sobre a pele.

AUTOHEMOTERAPIA - Consiste em se re-injetar no músculo de sua propriedade pequenas quantidades de sangue retiradas com uma seringa das veias ou artérias. É uma prática já meio antiga. Foi usada pela primeira vez lá por volta do final do século 19. De lá para cá, a cada intervalo de uns 20 ou 30 anos, volta uma nova onda alardeando seus benefícios... que cura isso, cura aquilo, ou que cura quase tudo! Contudo, simplesmente ignore o que dizem mesmo se quem disser tenha diploma de alguma Universidade. Hoje em dia muitos ineptos se escondem atrás de diplomas. O único benefício verificado ao longo desses anos todos é que melhora uma pele cheia de acne ou espinhas. Nada mais mesmo. O que é inexplicável e curioso é que muitas pessoas insistem em acreditar nesse método mesmo sendo advertidas da sua ineficácia por terapêutas de renomada competência.

NONI - é uma planta da Oceania. No Brasil é vendida em certas farmácias em extrato líquido. São pequenas garrafas para 2 ou 3 dias de consumo e custam por volta de 150 Reais cada. Pessoas com parentes doentes de males como Alzheimer, têm gastado alguns milhares de Reais tentando curá-los com tais extratos. Nenhum benefício foi verificado. Dinheiro jogado fora e uma grande frustração sem dúvida.

DEPRESSÃO E SÍNDROME DO PÂNICO - não são curadas com antidepressivos e/ou calmantes, sejam eles naturais ou sintetizados em laboratórios industriais. Procure uma terapêuta ortomolecular ou homeopata. Psiquiatras ou Psicólogos ajudam um pouco na área psíco-compotametal mas não resolve. Os antidepressivos até pioram muitos casos. Os calmantes dão alívio mas deixam os doentes dependentes - químicos. É com frequencia visto pessoas enclausuradas em suas casas viciadas em calmantes, cada vez maisfortes.
Atenção: na televisão e revistas tem havido anúncios de que o Hipérico (Erva de São João) cura a Depressão e sem efeitos colaterais, de que tem efeito calmante etc. Não é verdade, embora a planta tenha sim atuação nos estados depressivos, não se tem visto melhoras significativas, além de que tem causado insônia e elevação da pressão sanguínea...Cuidado!!!

ORIENTAÇÕES - Não siga, nunca, orientações de um farmacêutico! Barbariedades incríveis já foram flagradas ditas por eles. Além de que eles adoram a empurroterapia e não tem direito a prescrever, recomendar, nem mesmo sugerir medicamento algum.

TRAVESSEIROS ANTI-REFLUXO... Não compre ! Não resolvem !Mesmo que esteja escrito na embalagem que é "recomendado por médicos." Eles não dizem exatamente o QUÊ, ou en que aspecto da doença os médicos recomendam e se disserem que recomendam no tratamento do reflexuxo, isto é bobagem! Esse refluxo é o Refluxo Gastro Esofágico (GERD). O ácido clorídrico do estômago se extravaza para o esôfago e pode invadir os brônquios, o que causa a tosse. Esse problema se deve a uma hipotonia (fraqueza) do esfícter (válvula) chamado cárdia que fica na entrada do estômago. O travesseiro supostamente tenta amenizar o problema pondo a cabeça do doente em posição mais alta em relação ao estômago. Supostamente a gravidade impediria o ácido subir para o esôfago. Mas isso não acontece por que o estômago é dotado de musculatura e faz pressão de fora para dentro, como uma bexiga cheia de gás, forçando o suco gástrico subir. Se comprar é dinheiro jogado fora!
(Leia o artigo "Os males da modernidade" no blog "Spirit & Allegoria" a ser publicados em breve).
Atenção: o Refluxo Gastro Esofágico somente tem tratamento e cura efetiva na Homeopatia.
Necessita de tratamento urgente, não deve ser negligenciado porque pode trazer complicações sérias como varizes do esôfago, pneumonia nos idosos (as pneumonias recorrentes tão comuns), alteraçõs das células e degenerar em câncer do esôfago, faringe, laringe e boca, além de que o ácido estomacal corrói o esmalte dos dentes levando a cáries.
Quem costuma ter: pessoas idosas, estressadas, obesas, diabéticas, nervosas, com Depressão, ansiosas, fumantes, que tomam muito café (cafeinismo), ou exageram no álcool, debilitadas, cardíacas, que tomam muito calmantes, que exageram nas refeições, consomem muito sal.

GEMOTERAPIA ou Cura pelos Cristais. - Não funciona! Quem quiser desmentir que fique à vontade. O e-mail deste blog está disponível a todos. ramutisdk9@gmail.com

CROMOTERAPIA ou Cura pela Cores ou Luzes - Não funciona! Praticantes dessa terapia já a abandonaram por constatarem sua ineficência, apesar de terem-na antes defendido com unhas e dentes...

CURA de ESPINHAS (Acne) com ANTIBIÓTICOS ? - é um êrro sério apesar de os médicos dermatologistas a defenderem insistentemente. Muito mais que um êrro é uma contradição médica esdrúxula e inexplicável. A ciência médica hoje em dia empenha enormes esforços para desenvolver novos antibióticos à medida que os existentes vão ficando ineficientes frente à crescente resistência dos germes a eles. As infecções hospitalares estão se tornando uma ameaça fora de controle: morre gente por infecção hospitalar mesmo nos centros médicos de excelência. Isso ocorre por que se tem abusado no uso do antibióticos que são prescritos e tomados levianamente até em casos muito triviais. A ciência médica denuncia esses abusos, a prática médica comercial insiste em prescrevê-los. Há uma dicotomia abissal entre essas duas classes médicas. Além de que os antibióticos tem causado alergias, ofensas ao aparelho digestivo, urinário e outros males. Os outros tratamentos à base exfoliantes, á base de vitamina A ou quaisquer outras substâncias alopáticas são apenas paliativos.
As causas da acne ainda não estão suficientemente estabelecidas. É um êrro médico semelhante ao das extrações cirúrgicas das amídalas (tonsilas) do passado em que se insistia obstinadamente removê-las e mais tarde (após os anos 80) verificou-se ser um grave êrro mas que infelismente não mais podia ser reparado. Hoje se sabe que as amídadlas tem função importante na imunidade, ( resistência contra as doenças)... Muitos outros êrros já foram cometidos e a questão é em se saber quando isso vai parar. Quando é que os médicos vão adquirir a saudável virtude da prudência... já era tempo!

Psicanálise: não funciona! Esbraveje-se, indigne-se, replique-se... Não funciona mesmo. Freud estava profundamente equivocado na interpretação da psique humana. As virtudes de Freud foram as em descobrir as doenças psico-somáticas, os recalques, e o sub/inconscientes. Sua interpretação dos sonhos é errática e preconceituosa.
(em breve neste blog se abordará a questão dos sonhos e sua verdadeira interpretação)

CÂNCER - Certas plantas medicinais ( fitoterápicos) podem curar o câncer? De fato algumas tem propriedades anti-cancerígenas mas ainda não há evidências claras que curem. A população não deve usá-las. Algumas grandes empresas que comercializam fitoterápicos, encomendam aos centros de estudos científicos, baseados em Universidades geralmente, que analisem e estabeleçam as virtudes anti-cancerígenas de certas plantas. Os resultados geralmente são inconclusivos. Verifica-se que certos princípios ativos de plantas fazem que o câncer regrida, que o tumor diminua de tamanho, muitas células cancerígenas morrem ...
No entanto de modo nenhum isso é uma cura! Os estudos terminam e o resultado é publicado.
As empresas de comércio então alardeiam pela mídia (jornais, revistas,tv) que tal substância desta ou daquela planta "age contra" o câncer, "combate-o", "tem eficácia" contra a doença, "é indicada no tratamento do câncer", "é boa para o câncer" e outros termos que enganam a população. Ter "eficácia" não é a mesma coisa que "ter efetividade"ou "ser efetiva contra". Ter eficácia significa que age contra, mas ter "efetividade" ou "ser efetiva", isto sim, significa que cura. Essas empresas não podem ser processadas por propaganda enganosa por que de fato não mentiram, apenas omitiram parte da verdade e não há lei contra isso. Na propaganda, o público não precisa saber da verdade toda. Mas, por quê essa pesquisas são não conclusivas?
A explicação completa estará no artigo "Câncer", a ser publicado em breve.
(Continua...)

PRISÃO DE VENTRE - ervas como Aloé Vera, Cáscara Sagrada..., curam esse tipo de problema intestinal? Não. Ervas medicinais pertencem à abordagem alopática das terapias embora se trate de produtos naturais. Portanto, no caso, só dão alívio...não a cura! Em Alopatia, se a cura é desejável, é necessário primeiro saber-se a causa dessa prisão de ventre, a qual pode ser uma de muitíssimas...Por exemplo: um problema de coluna vertebral chamado Hérnia de Disco... dentre outras.
Há outras e pode haver várias associadas o que vai até confundir o médico...coisa que acontgece muito! "Criaram" até uma doença chamada "Síndreome do Colon Irritável", para expressar a falta de conhecimentos que se tem do assunto.

CURA PELO LIMÃO -existe um tratamento que consiste em tomar um limão, 2 limões no dia seguinte, 3 limões no seguinte... no décimo dia 10 limões. Depois ir regredindo... 9, 8, 7, até chegar a um limão novamente. Pessoas que seguiram esse tratamento foram perguntadas se ficaram satisfeitas com esse tratameno. Muitas disseram que sim mas não souberam dizer em quê elas melhoraram, que sintoma tiveram antes e se esse ou aquele sintoma diminuiu ou desapareceu após seguir esse tratamento progressivo. Outra tiveram fortes azias e diversos outros disconfortos gásticos. Os que promovem esse tratamento dizem que ele afina o sangue. É verdade porém o sangue volta a engrossar algum tempo depois. O perigo é que o limão alcaliniza o sangue, e pode alcalinizar demais com consequências sérias e aumentar a acidez mais tarde por efeito rebote. Limão é bom. Ajuda a baixar a temperatura em estados febris, regularisa a acidez do sangue, ajuda na digestão, é tratamento auxiliar em problemas pulmonares etc. Porém uma coisa é usá-los em tratamentos específicos, outra coisa é esse tratamento progressivo sem haver necessidade médica.


ESTAFA, CANSAÇO, STRESS - Se você precisa ir à praia, para descansar, se "desestressar" como dizem, e ao voltar você uma "pessoa nova", o teu problema é mais sério do que você pensava. Vá à praia por que isso é bom, todos nós merecemos nos divertir. Mas vá pela diversão e não para se "desestressar"... Um enfarte geralmente não vai acontecer nos dias em que você estiver no litoral ou outro "lugar de descanso"... Talvez ele até espere você voltar de lá !...

"CORRENTES" NA INTERNET - cuidado com elas, transmitem muita informação que é bobagem. Há aquelas correntes que mandam uma informação e pedem que o leitor a reenvie para outras dez pessoas e assim sucessivamente. É bom saber que essas correntes na verdade só beneficiam pessoas que põem propagandas, na verdade é um truque de marketing. O ruim é que satura a Internet de bobagens, acaba aborrecendo a maioria das pessoas que resolvem por todo tipo de sistemas de segurança para não receber mais essas importunas correntes... e quando alguém quer dar um recado sério, acaba tendo dificuldades em passar sua mensagem.
Uma dessas correntes, vindas dos EUA, "ensina" como reconhecer um acidente vaso-cerebral popularmente conhecido por "derrame". Diz a mensagem que você deve pedir à pessoa que sorria, levante ambos os braços, diga uma sentença e que abra a boca e ponha língua para fora.
Se a pessoa não conseguir levantar ambos os braços, e ou se a língua estiver "enrolada" ou indo para um lado e outro da boca, isto é um sinal de "derrame" em curso.
Primeiro, a informação está incompleta, não são somente estes quatro sinais, depois, o que faria uma pessoa suspeitar que alguém está prestes a ter um "derrame" para pedir que ela levante os braços ou ou abra a boca? Ninguém sai por aí pedindo a todos que se faça isso, ou por qualquer motivo entre tantos que aparecem... Os sinais de que há um derrame em curso são: claudicação, a pessoa manca de uma perna sem motivo aparente, a perna ou braço formiga, ou fica insensível ou perde a força (semi-paralisia lateral)... não é preciso pedir, logo se vê que a boca "entorta", a pessoa parece "bêbada", não consegue pronunciar bem as palavras, ou não produz sentenças coerentes, às vezes não consegue cuspir, ou não consegue andar em linha reta... Um bêbado e um que está prestes ter um derrame tem muita coisa em comum...
(CONTINUA...)
















Nenhum comentário: