quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

HOMEOPATIA - O que ela não é...!!!



-Idéias, conceitos errôneos, verdadeiros mitos sobre HOMEOPATIA foram se acumulando afastando-a da população...

1. A HOMEOPATIA NÃO É UM TRATAMENTO MUITO LENTO...
Essa é uma das mais generalizadas idéias sobre o tratamento homeopático. E não é verdade absolutamente. Existe inclusive o Pronto-Socorro homeopático com medicamentos que fazem efeito em segundos após serem ingeridos ou aplicados na pele. Ocorre que a Homeopatia é uma prática característicamente artesanal e individualizada: para cada pessoa doente há um medicamento específico. (Ver abaixo)

No entanto, por causa de uma agressiva e bilionária propaganda dos remédios alopáticos nos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, revistas, jornais, out-doors, displays em farmácias), a homeopatia foi perdendo terreno para a alopatia até um ponto de recuperação muito difícil – os homeopatas se viram sem dinheiro suficiente para fazer frente a uma propaganda concorrente. Além disso, houve por parte dos laboratórios farmacêuticos uma intensa campanha para desprestigiar a Homeopatia. Resultado: a Alopatia foi ficando cada vez mais rica e a Homeopatia cada vez mais pobre.

Nesta situação, muitos homeopatas querendo reverter a posição de desvantagem da Homeopatia frente a Alopatia, idealizaram uma "Homeopatia Industrializada”, isto é, passaram a vender medicamentos já prontos, postos em estantes de farmácias e oferecidos segundo um sintoma. Quiseram então padronizar o que é artesanal. Mas como fazer isso? Criaram formulações homeopáticas que são “diversos remédios” num só.
Exemplo: se alguém está com dor de coluna vertebral, não se sabendo qual remédio individual dar a todos que tem dor de coluna, juntaram 3, 4, 5 ou 6 dos mais comuns num mesmo frasco, numa fórmula por assim dizer, assim esse remédio irá cobrir todas as possibilidades mais comuns. Também não se sabe, desse modo, qual potência dos remédios a colocar nesses frascos. Para evitar problemas de fornecer ao doente anônimo uma dose muito forte, coloca-se nos frascos uma potência fraca e se recomenda que ele vá tomando de 2 em 2 horas ao longo do dia. Esse modo de se tratar é de fato muito mais longo e é muito criticado pelos homeopatas tradicionais. Não só é criticado por alongar muito o tratamento, porém também é criticado porque os “fabricantes” colocam nos frascos até substâncias que não são homeopáticas como a Fenolftaleína. No entanto, esses homeopatas fizeram isso para sobreviverem e não deixarem a Homeopatia morrer.

Assim surgiram as companhias produtoras de medicamentos em massa como a Alberto Seabra, Almeida Prado, Murtinho Nobre... Muitos farmacêuticos também adotam esse método de tratar e vender remédios homeopáticos. Na verdade, assim a Homeopatia vende muito mais remédios, dá mais lucro!!!

Esse tipo de tratamento homeopático funciona? Esse não é um tratamento constitucional, isto é, aquele que vai à causa profunda da doença. Às vezes funciona relativamente porque das seis substâncias que há no frasco, estatísticamente uma servirá bem ou talvez mais ou menos. Dá para segurar o paciente em Homeopatia. Outras vezes fracassa. É um tratamento sintomático que aproxima a Homeopatia da medicina Alopática no que se refere ao método de tratamento. Por isso é tão criticada. Esse método consagrou na mente das pessoas que a Homeopatia é lenta, o quê, deve-se reafirmar, não é verdade.

Isto tudo posto , não quer dizer porém, que um homeopata Tradicional não deva de vez em quando recomendar um desses remédios. Mas só um homeopata tem capacidade de decidir a fazê-lo segundo sua experiência, nunca o paciente deve concluir o quê tomar. Uma das situações na qual esse tipo de tratamento é aceitável, é com populações muito pobres que não tem acesso a um bom homeopata. Mas os homeopatas puristas (tradicionais) vão sempre criticar esse método.

Então, quanto tempo dura um tratamento homeopático?
Isso depende de vários fatores como em tudo na vida, como se diz, como em qualquer outro método de tratamento de saúde. Esses fatores são:

Doença Aguda – é aquela que tem o seu surto, completa o seu ciclo e, se não for fatal, a pessoa se restabelece completamente. Algumas doenças tem ciclo rápido, como as gripes ou pneumonias de duram de 7 a 14 dias. Outras tem ciclo muito lento, como a Sífilis e a Doença de Chagas que podem durar décadas. Nas doenças agudas, o homeopata escolhe potências altas de remédio e a cura pode vir em horas, dias ou poucas semanas.

Doença Crônica. é aquela que geralmente já foi aguda anteriormente. Mal tratada passou a persistir. As doenças crônicas não matam e não se resolvem, é um “chove e não molha” pela vida afora. Muitas vezes a pessoa acaba morrendo de qualquer outra doença que surja no caminho. São doenças como Pressão Alta, Diabetes, Alergias, Reumatismos, Insônia, Herpes, diversas doenças do coração, etc... Esse tipo de doença em homeopatia pode ser curada entre 3 meses a 2 anos. Muitas pessoas acham que isso é muito lento. Não, não é. Curar uma doença que não tem cura em outros métodos terapêuticos é de fato uma vantagem grande. Pensando bem é mesmo. Ocorre que muitas pessoas, ao que parece, não se dão conta que estão tratando sua Diabetes, ou Pressão Alta, ou outra qualquer, já há muito tempo... há mais de 20, 30, ou 40 anos... Mas, em Homeopatia são poucas as doenças que levam até 2 anos para serem curadas, uma delas é o Vitiligo.

Idade da Pessoa Doente – pessoas idosas, tem menos capacidade de reação contra doenças. Seja qual for o método terapêutico que ela escolher vai demorar mais para se resolver.

Confiança e Assiduidade – se o doente não tiver muita confiança em Homeopatia e ficar misturando remédios homeopáticos com alopáticos, o seu tratamento homeopático vai demorar mais. Se a pessoa toma remédio homeopático, negligencia seu tratamento e para de tomar, volta a tomar depois, não encontra tempo para um tratamento contínuo e consistente, também vai demorar mais seu tratamento. Aliás isso é coisa que acontece mais frequentemente.

Abordagem Homeopática – se o doente optar por esses medicamentos homeopáticos “industrializados” mencionados mais acima neste artigo, seu tratamento poderá durar uma infinidade, dependerá da sorte que tiver. A coisa mais difícil de se fazer é convencer as pessoas que não devem se auto medicar. Devem escolher um Homeopata, depositar confiança nele e procurar tratar-se sempre com o mesmo escolhido. A Homeopatia é muito complexa, as doenças são complexas, as pessoas são complexas, portanto, quanto mais um homeopata te conhecer, mais rápida e eficientemente ele vai curar teus males. A Homeopatia ainda é o âmbito do antigo e assim chamado médico da família.


2. - NÃO É TRATAMENTO SIMPLESMENTE PARA MALES MENORES...
Este é infelizmente um conceito bastante difundido entre a população e muito difícil de reverter.
(veja a lista de doenças que a Homeopatia já curou, neste blog).
Os responsáveis por esse conceito é a Homeopatia Heterodoxa que adotou práticas e conceitos da Medicina Alopática em nome do "prático", "fácil acesso", "comodidade", "baixo custo", da "popularização"... Isto porém não quer absolutamente dizer que a Homeopatia Clássica pretenda ser um "medicina de elite" e também não se condena a Heterodoxa que tem lá seu valor. Entretanto, é preciso saber para se poder distiguir e consequentemente escolher o que se quer. A pessoa quer um alívio ou "quebra-galho"? A Heterodoxa é boa para isso. O teu problema é pequeno? A Heterodoxa é boa para isso. O que pode ser um problema pequeno? Digamos uma gripe. Mas há uma coisa a ser levada em consideração: Pessoas que se trataram com a Homeopatia Clássica, tornaram-se muito mais resistentes à gripe de modo que passaram a necessitar muito menos da Homeopatia Heterodoxa,... por que um tratamento de base, um tratamento constitucional como chamamos, faz a diferença.
(ver artigo "Médico Homeopata ou Homeopata Clássico?")

(continua... )
____________________
Ramutis Idika - Homeopata, Ortomolecular, Fitoterapêuta

Tel. 3439-1516 .... ramutis_idika@yahoo.com.br
Este artigo faz parte de uma série intitulada "RESPOSTAS FRANCAS em SAÚDE"



Nenhum comentário: