domingo, 7 de dezembro de 2008

Tratamento Homeopático: Suas Vantagens

TRATAMENTO HOMEOPÁTICO: SUAS VANTAGENS


Quando oferecido um tratamento homeopático a uma pessoa ela recusa dizendo: -“Não obrigado, eu já estou em tratamento”. A recusa vem do fato de se pensar que se está oferecendo meramente uma troca de um medicamento por outro, isto é, está se oferecendo uma troca inconseqüente de “seis por meia dúzia”. No entanto o propósito é bem outro. Na verdade está se oferecendo a troca de um tipo de medicamento por um outro muito diferente. Está se propondo uma troca muito vantajosa. Então vejamos.

SEGURANÇA - Os medicamentos Homeopáticos são naturais, não tem toxicidade e não tem efeitos colaterais muitas vezes perigosos. Se não funcionarem para melhorar a saúde do paciente também não irão piorá-la. Em cerca de 250 anos de existência da Homeopatia, jamais um medicamento seu foi condenado e retirado do mercado por algum órgão governamental como FDA norte americano ou ANVISA no Brasil, tanto é que sua venda foi sempre e ainda é livre. Os efeitos colaterais indesejáveis só ocorrem quando o medicamento não é natural e nesse caso o organismo dos seres vivos tenta recusá-los como se estivessem sendo invadidos por corpos estranhos. Pois é isso mesmo o que acontece: os remédios químicos produzidos nos laboratórios farmacêuticos são tóxicos na sua maioria e o organismo não os reconhece como um aliado ou como uma "coisa sua" – são portanto uma espécie de corpos estranhos ou radicais livres, se quisermos ter uma outra visão deles.

ECONOMIA – Alguns homeopatas chegam a cobrar até 300 Reais uma consulta, a maioria porém, cobra 150 Reais em média. Mesmo assim, pode-se dizer que a Homeopatia é o mais barato dos tratamentos médicos que existe. Essa afirmação é absolutamente segura e exata. Devemos nessa conta levar em consideração o tempo do tratamento já que muitas moléstias não são curáveis através de outros tratamentos – são tratamentos para vida inteira como as doenças do coração, Pressão Alta, Diabetes, Alergias, os Reumatismos, a Obesidade, as doenças auto imunes como o Fogo-selvagem, Lúpus, as doenças virais como o Herpes o Citomegalovírus...e outros.
Devemos também levar em consideração o custo dos medicamentos – os homeopáticos custam em torno de 15 Reais e sobretudo devemos levar em conta o fato de que os medicamentos homeopáticos não acarretam outras doenças a serem tratadas posteriormente em cascata... um exemplo dramático disso são os chamados corticosteróides usados em alopatia para o tratamento das inflamações e reumatismos, os quais, usados mais prolongadamente acarretam Obesidade, Osteoporose, Imunossupressão, miopatias (doenças musculares), Gastrites e Úlceras, Pancreatite, distúrbios psíquico-neurológicos, Catarata, Hipertensão Arterial, inchaços, Diabetes, Insônia, elevação do colesterol, distúrbios ginecológicos ... além de outras ainda não confirmadas.

EFETIVIDADE A homeopatia CURA. Costuma-se dizer que o homeopata pode falhar e não a Homeopatia ... isto é, se a doença for bem diagnosticada e o paciente seguir corretamente as recomendações, a cura virá. Uma coisa que ocorre com muita freqüência é que pessoas recomendam os remédios que tomam a outros. Isto nunca deve ser feito seja em tratamentos alopáticos, seja em tratamentos homeopáticos. Sobretudo não deve ser feito em Homeopatia porque ela é uma ciência em que quase nada é de fato padronizado: os tratamentos homeopáticos são artesanais, são individuais. O remédio que uma pessoa esteja tomando é quase certo que não funcione para uma outra embora supostamente ambas tenham a mesma doença. Também ocorre que as pessoas hoje em dia não tem mais paciência, são imediatistas, querem tudo muito rápido e acima de tudo confundem alívio com cura. (Ver artigo “Cura X Alívio").
Para protegerem seus interesses, os alopatas moveram e ainda movem uma intensa campanha anti-ética contra a Homeopatia. Dizem que nós somos xamãnistas, caciquistas, curandeiros, obscurantistas, supersticiosos, ingênuos ou charlatães, que nossos remédios tem apenas efeitos psicológicos (placebo), que a Homeopatia não tem base científica etc... Tudo isso é mentira* mas afasta e cria dúvidas na mente das pessoas.
Todos esses fatores e alguns outros levam as pessoas se perguntarem: - “ a Homeopatia funciona mesmo?”. A resposta possível só pode ser esta: -“ é preciso experimentar. Ler e saber mais sobre a Homeopatia, familiarizar-se com suas características, filosofia e princípios”... Essas coisas irão possibilitar as pessoas compreenderem melhor a Homeopatia e terem mais suporte para nela confiarem.

HONESTIDADE – A Homeopatia não faz as pessoas de cobaia nem os remédios são experimentados em animais. Quando um novo remédio homeopático surge, o próprio homeopata descobridor o experimentou em si mesmo, depois um outro homeopata também o experimenta e mais adiante outros até que se confirme plenamente a sua efetividade. A grande maioria dos remédios homeopáticos já tem sua efetividade comprovada há mais de 200 anos. Portanto nesse aspecto a Homeopatia é uma terapia muito mais estável.
Além de tudo isso, a Homeopatia é o âmbito preferido daqueles terapeutas que acreditam em Deus e não se rendem ao materialismo "moderno" cujo único interesse é o
lucro.

NOTA – Se a Homeopatia fosse de fato placebo, ela não seria reconhecida pelos Conselhos de Medicina e nem seriam liberados pela ANVISA ou FDA, não poderia ser reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Regional de Medicina - CRM e os médicos que são formados em Universidades sob a luz da medicina de evidências jamais poderiam aceitar coisas que não pudessem ser comprovadas. Somando-se a isso tudo, existem laboratórios científicos que desenvolvem medicamentos homeopáticos com todo o rigor das modernas metodologias de pesquisas como o famoso “duplo cego”, “pesquisa randomizada” etc., principalmente em países do chamado primeiro mundo como a Alemanha.

Nenhum comentário: